Pular para o conteúdo principal

Perdeu o celular ou teve o aparelho roubado? Saiba o que fazer

É possível recuperar o telefone através de um programa da Secretaria de Defesa Social
CelularFoto: Agência Brasil
Em tempos de Carnaval, é necessário o cidadão ter atenção para não ter o celular roubado. Só em 2019 foram mais de 30 mil aparelhos roubados em Pernambuco, de acordo com dados do Governo do Estado. Pensando nisso, fizemos um passo a passo de como bloquear tanto chip quanto aparelho, em caso de smartphone roubado.
Um dos mecanismos para recuperar o celular em Pernambuco é o Alerta Celular, serviço da Secretaria de Defesa Social para reaver aparelhos. Atualmente, o programa possui, em seu banco de dados, 448 mil telefones cadastrados. Estimativamente, esse número representa em torno de 5% do total de celulares existentes em Pernambuco.
Veja como cadastrar seu número:
- Ao acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), clique no banner da ferramenta Alerta Celular
- No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel)
Para bloquear o aparelho, é necessário o número do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), que permite o bloqueio da conexão à rede de telefonia e a habilitação de uma nova linha. O número pode ser conseguido através de quatro formas:
1) procurar na caixa do celular;
2) procurar em um adesivo que fica por trás da bateria;
3) ou digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar;
4) localizar através do Google Dashboard;
Como localizar através do Google Dashboard:
- Acesse o site: https://myaccount.google.com/dashboard?hl=pt-BR
- Realize o login com a conta Google cadastrada no aparelho;
- Clique em Android; Clique em “Encontre meu dispositivo”;
- Clique no ícone de informação ao lado do nome do aparelho, no pop-up apresentado será mostrado informações sobre o dispositivo e o número de IMEI;
- Com o Boletim de ocorrência e o número de IMEI entre em contato com a sua operadora com o documento de identidade, boletim de ocorrência e número do IMEI em mãos e solicite o bloqueio do seu IMEI.
Observações importantes:
- Para aparelhos Dual Sim (Dois chip) não é necessário entrar em contato com as duas operadoras ao bloquear um IMEI automaticamente o outro será bloqueado.
- O Chip não precisa está instalado no dispositivo para o bloqueio do IMEI.
- Após o bloqueio o IMEI todas as funções que dependem da operadora como por exemplo, ligações ou conexão com a internet ficarão indisponíveis.
Veja os números das principais operadoras de celular do Brasil:
- Claro: 1052
- Vivo: *8486 (de um celular Vivo) ou 1058 (de qualquer telefone)
- Tim: *144 (de um celular Tim) ou 1056 (de qualquer telefone)
- Oi: *144 (de um celular Oi) ou 1057 (de qualquer telefone)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

O milagre do Natal de 2017

Vinicius Torres Freire – Folha de S.Paulo "84 SERÁ igual ou pior que 83", dizia a manchete desta  Folha  no Natal de 1983, baseada em pesquisa com empresários. O Brasil vivia o pior triênio de recessão do século. Em 1983, a economia encolheu 2,9%. No entanto, em 1984, cresceria 5,4%. Um grande erro feliz de previsão. Pode acontecer em 2017? Hoje, dia de festa, vamos mudar um pouco de assunto. Vamos falar mais do espírito dos Natais de crises passadas. "Henry Ford confia num próximo melhoramento da situação econômica" era a primeira notícia da "Folha da Manhã" do Natal de 1931, outro fim de triênio triste da economia. Ford errou. A economia americana melhoraria apenas uma década depois, na Segunda Guerra. "Várias opiniões favoráveis à Constituinte" era a manchete política. O Brasil vivia sob o governo provisório da Revolução de 30. Golpe? Divertida mesmo era a publicação de mais um capítulo inédito de "Viagem ao Céu", de Mo...