Pular para o conteúdo principal

Perdeu o celular ou teve o aparelho roubado? Saiba o que fazer

É possível recuperar o telefone através de um programa da Secretaria de Defesa Social
CelularFoto: Agência Brasil
Em tempos de Carnaval, é necessário o cidadão ter atenção para não ter o celular roubado. Só em 2019 foram mais de 30 mil aparelhos roubados em Pernambuco, de acordo com dados do Governo do Estado. Pensando nisso, fizemos um passo a passo de como bloquear tanto chip quanto aparelho, em caso de smartphone roubado.
Um dos mecanismos para recuperar o celular em Pernambuco é o Alerta Celular, serviço da Secretaria de Defesa Social para reaver aparelhos. Atualmente, o programa possui, em seu banco de dados, 448 mil telefones cadastrados. Estimativamente, esse número representa em torno de 5% do total de celulares existentes em Pernambuco.
Veja como cadastrar seu número:
- Ao acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), clique no banner da ferramenta Alerta Celular
- No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel)
Para bloquear o aparelho, é necessário o número do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), que permite o bloqueio da conexão à rede de telefonia e a habilitação de uma nova linha. O número pode ser conseguido através de quatro formas:
1) procurar na caixa do celular;
2) procurar em um adesivo que fica por trás da bateria;
3) ou digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar;
4) localizar através do Google Dashboard;
Como localizar através do Google Dashboard:
- Acesse o site: https://myaccount.google.com/dashboard?hl=pt-BR
- Realize o login com a conta Google cadastrada no aparelho;
- Clique em Android; Clique em “Encontre meu dispositivo”;
- Clique no ícone de informação ao lado do nome do aparelho, no pop-up apresentado será mostrado informações sobre o dispositivo e o número de IMEI;
- Com o Boletim de ocorrência e o número de IMEI entre em contato com a sua operadora com o documento de identidade, boletim de ocorrência e número do IMEI em mãos e solicite o bloqueio do seu IMEI.
Observações importantes:
- Para aparelhos Dual Sim (Dois chip) não é necessário entrar em contato com as duas operadoras ao bloquear um IMEI automaticamente o outro será bloqueado.
- O Chip não precisa está instalado no dispositivo para o bloqueio do IMEI.
- Após o bloqueio o IMEI todas as funções que dependem da operadora como por exemplo, ligações ou conexão com a internet ficarão indisponíveis.
Veja os números das principais operadoras de celular do Brasil:
- Claro: 1052
- Vivo: *8486 (de um celular Vivo) ou 1058 (de qualquer telefone)
- Tim: *144 (de um celular Tim) ou 1056 (de qualquer telefone)
- Oi: *144 (de um celular Oi) ou 1057 (de qualquer telefone)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

Vimos ou viemos à reunião?

Nós VIMOS ou VIEMOS à reunião? Muita gente tem dúvida na hora de flexionar o verbo VIR. Quer um exemplo: Como você diria: “Nós VIMOS ou nós VIEMOS à reunião?” A resposta é: depende. Sim, depende do tempo a que nos referimos. A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo:  “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo); A forma VIEMOS é do pretérito, do passado. Exemplo: "Ontem nós VIEMOS à reunião." (o verbo VIR está também na 1ª pessoa do plural, mas desta vez no pretérito perfeito do indicativo). Muita gente evita usar o presente, porque a forma VIMOS é, também, o passado do verbo VER: "Nós o vimos ontem, quando saía do escritório".  Para não ter dúvidas sobre qual é o verbo que está sendo usado (o VIR ou o VER), ponha o verbo no singular. Veja: “VENHO, por meio desta, solicitar...” (essa é a 1ª pessoa do singular, em vez de VIMOS, 1ª do plural); “Eu o VI ontem, quando saía do escritório” (e...