Especial Market Analysis para a Envolverde (parte 1) –
A pesquisa “Realismo climático no Brasil” idealizada e desenvolvida pelo instituto Market Analysis revela que em aberto contraste à posição oficial, os brasileiros entendem as mudanças climáticas como um fenômeno concreto, urgente, impactante e de raiz humana.
É quase unanimidade na opinião pública local (93%) que o aquecimento é um problema, não uma ficção. Que ele deriva das atividades humanas e não de ciclos naturais (90%) e que está vinculado às mudanças climáticas em vigor (84%).
Essas leituras indicam um grau de realismo climático bastante alto entre os brasileiros, apenas moderado pela convicção de que ainda há tempo e espaço para ajustes que permitam evitar uma tragédia global.
Esse realismo reflete a assimilação do consenso científico sobre a evolução ambiental contemporânea, o qual -por sua vez- parece retratar diferenças geracionais em estilos de vida assim como diferenças entre grupos mais e menos ativos politicamente ou em relação ao comportamento e atuação do governo e as corporações.
Assim, pelo menos no país, o ceticismo ou negacionismo climático parece surgir muito menos de questionamentos substantivos aos achados científicos ou conflito de valores com a ideia de aquecimento global e mais de um mix de alienação social e política entre aqueles que adotam essa postura.
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