Pular para o conteúdo principal

Procurador: Odebrecht pagou US$ 27,7 mi em propina

Colômbia
Empresa já havia admitido pagamentos ilícitos de US$ 11 milhões a autoridades dos EUA
Do Globo por AFP

A Odebrecht pagou mais de US$ 27,7 milhões em propinaS na Colômbia segundo informou, nesta terça-feira, o Ministério Público colombiano, que pediu autorização para investigar quatro senadores daquele país. O valor inclui os US$ 11,1 milhões que havia sidorevelado em dezembro pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, quando a construtora e a Braskem, seu braço no setor petroquímico, firmaram acordo de leniência com autoridades americanas, brasileiras e suíças.
Em entrevista nesta terça, o procurador-geral, Nestor Martinez, disse que a empresa pagou mais de 84 milhões de pesos (cerca de US$ 27 milhões) em propinas para garantir contratos de obras públicas na Colômbia. Segundo Martinez, as evidências coletadas pela investigação permitem concluir que a Odebrecht pagou, por meio de suas filiais na Colômbia, 34.653 milhões de pesos (cerca de US$ 11,4 milhões) entre 2014 e 2015 para garantir um aditivo a um contrato no setor dois da Ruta del Sol, uma obra viária no norte do país.
"Uma vez recebido o dinheiro, estas empresas distribuíram parte dele por meio de outros subcontratos ou transações posteriores, as quais tinha o objetivo de realizar pagamentos ilícitos a funcionários públicos", disse Martinez.
O procurador pediu autorização à Corte Suprema de Justiça, foro responsável pelos processos que envolvem parlamentares, para investigar os senadores Bernardo Miguel Elias, Musa Besaile e Plinio Olano, do Partido de la U, e Antonio Gerra de la Espriella, do partido Cambio Radical, apontados como "supostos beneficiários desses pagamentos".
Ele também incluiu o parlamentar Ciro Rodriguez, investigado por suposto crime de tráfico de influência, e anunciou a imputação de outras seis pessoas, sendo três do Brasil e de Portugal, por participarem do esquema.
O procurador destacou ainda que a investigação "avança na identificação" de destinatários de supostos pagamentos de 18,5 milhões de pesos (cerca de US$ 6,1 milhões) em 2009 e de 9,4 milhões de pesos (cerca de US$ 3,1 milhões) em 2014.
A Odebrecht admitiu para as autoridades dos Estados Unidos o pagamento de US$ 11,1 milhões de dólares em propina na Colômbia. Deste montante, US$ 4,6 milhões estão relacionados à obra da Ruta del Sol, um trajeto viário de mais de 500 quilômetros que une o centro da Colômbia ao Caribe e cuja execução teve início no mandato do presidente Álvaro Uribe (2002-2010) e foi expandida no governo de Juan Manuel Santos, a partir de 2010.
Os outros US$ 6,5 milhões foram pagos em 2014 para um aditivo no trecho Ocaña-Gamarra. O ex-vice-ministro de Transportes Gabriel Garcia e o ex-senador Otto Bula foram presos por causa destes pagamentos.
As autoridades eleitorais da Colômbia também investigam as campanhas presidencias de Juan Manuel Santos e Óscar Iván Zuluaga, seu rival nas eleições de 2014.
http://www.blogdomagno.com.br/?pagina=2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

O milagre do Natal de 2017

Vinicius Torres Freire – Folha de S.Paulo "84 SERÁ igual ou pior que 83", dizia a manchete desta  Folha  no Natal de 1983, baseada em pesquisa com empresários. O Brasil vivia o pior triênio de recessão do século. Em 1983, a economia encolheu 2,9%. No entanto, em 1984, cresceria 5,4%. Um grande erro feliz de previsão. Pode acontecer em 2017? Hoje, dia de festa, vamos mudar um pouco de assunto. Vamos falar mais do espírito dos Natais de crises passadas. "Henry Ford confia num próximo melhoramento da situação econômica" era a primeira notícia da "Folha da Manhã" do Natal de 1931, outro fim de triênio triste da economia. Ford errou. A economia americana melhoraria apenas uma década depois, na Segunda Guerra. "Várias opiniões favoráveis à Constituinte" era a manchete política. O Brasil vivia sob o governo provisório da Revolução de 30. Golpe? Divertida mesmo era a publicação de mais um capítulo inédito de "Viagem ao Céu", de Mo...