Na última semana, a Sun Art Retail, maior rede de hipermercados da China, retirou o produto brasileiro de suas prateleiras (STR/AFP)
Segundo maior comprador de carne do Brasil tem interesse em retomar importações do produto
VEJA
A China deve retomar nesta semana a importação de carnes brasileiras, informou reportagem do jornal O Globo neste sábado Decisão, que ainda não foi anunciada oficialmente, já foi tomada e informada por mensagem às aduanas.
Na última semana, a China suspendeu temporariamente as importações de carne brasileira por precaução, em decorrência da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal (PF).
A decisão informada pelo jornal é vista como um alívio para os importadores, principalmente depois de o país ter anunciado um grande acordo com a Austrália, que atuará no país com 59 frigoríficos de carnes vermelhas.
A China é hoje o segundo maior importador de carne brasileira do mundo, ficando atrás, apenas, de Hong Kong. Em 2016, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a China importou 736.576 toneladas de carne brasileira, totalizando 1,75 bilhão de dólares.
Não bastasse a suspensão temporária das importações, o país retirou o produto brasileiro das prateleiras de seus supermercados. A medida, que inclui carnes bovina e de frango, é sinal concreto de que o escândalo envolvendo a indústria processadora do Brasil está afetando os negócios em seu principal mercado de exportação.
A decisão foi tomada pela Sun Art Retail, maior rede de hipermercados do país, e pelos braços chineses das gigantes globais Walmart e Metro, dias após a China banir temporariamente as importações de carne brasileira.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, se prepara para ir a China ainda esta semana para tentar reverter o impasse com os chineses.
http://www.blogdomagno.com.br/?pagina=1
Comentários
Postar um comentário