Do G1
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu manifestação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sobre uma interpelação judicial apresentada pelo governo do Rio de Janeiro contra o ministro da Justiça, Torquato Jardim.
Na interpelação, o governo do Rio de Janeiro pede que Torquato seja intimado a informar os nomes de agentes públicos supostamente ligados ao crime organizado no Rio de Janeiro. No parecer, Dodge deverá opinar se concorda ou não com o pedido do governo estadual.
A interpelação foi apresentada na semana passada para questionar Torquato Jardim por declarações em entrevistas ao blog do jornalista Josias de Souza e ao jornal "O Globo". O ministro disse que a Polícia Militar do Rio de Janeiro não é controlada por Pezão e pelo secretário de Segurança, Roberto Sá, mas está sob comando de um "acerto com deputado estadual e o crime organizado".
"Desafio as autoridades fluminenses a provarem que estou errado sobre as conexões de comandantes da PM do Rio e o crime organizado", disse o ministro. "Embora as investigações da inteligência federal não se voltem para condutas individuais ou batalhões específicos, os dados apontam a necessidade de apurar toda uma linha de comando. A tarefa, porém, é da Corregedoria da PM, que recebe as informações dos órgãos federais", acrescentou depois.
As declarações levaram políticos e autoridades do Rio a reagir, pedindo provas e explicações públicas do ministro. Na interpelação enviada ao Supremo, o governo do Rio pede não só os nomes dos agentes públicos, mas também documentos que atestem as declarações para "possibilitar a adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis".
http://www.blogdomagno.com.br/?pagina=1
Comentários
Postar um comentário