Pular para o conteúdo principal

FBC explica decretos que farão setor de energia avançar


Vice-líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) subiu à Tribuna da Casa, hoje, para destacar os avanços previstos ao setor de energia com a recente edição de três decretos presidenciais: 9.187/2017 e 9.188/2017, do último dia 1º, e 9.192/2017, da última terça-feira. Conforme destacou o senador, todos eles têm respaldo legal e possuem “absoluta adequação” aos limites constitucionais.
“Por isso, não merecem prosperar os Projetos de Decreto Legislativos apresentados aqui no Senado, esta semana, com o objetivo de sustar estes decretos presidenciais”, afirmou. Como observou o vice-líder, os decretos também vão modernizar o regime jurídico das sociedades de economia mista.
O Decreto 9.187 regulamenta a prorrogação e extinção de concessão de geração termelétrica. A normativa estabelece que, na hipótese da concessão de geração de energia termelétrica não se prestar à continuidade do serviço a custos adequados, será declarada a extinção da concessão. “Este decreto resolve um grave problema, em que se exigia que os bens associados a termoelétricas inoperantes – em alguns casos, verdadeiras sucatas – tivessem que reverter à União, com o pagamento de indenizações e despesas indesejáveis”, disse Fernando Bezerra.
ELETROBRAS – Já o Decreto 9.188 estabelece regras de governança, transparência e boas práticas para o chamado “desinvestimentos” em empresas estatais. “É importante acentuar que este decreto não afeta a desestatização das distribuidoras da Eletrobras ou da própria Eletrobras. O que ele prevê é que a adesão da estatal ao regime especial de desinvestimento de ativos será facultativa, cabendo à respectiva diretoria-executiva elaborar e propor programa de desinvestimento de ativos nos moldes estabelecidos, garantindo transparência e competição nos processos de venda de ativos”, explicou o senador.
Sobre a Eletrobras, Fernando Bezerra Coelho pontuou, ainda, que o Ministério de Minas e Energia anunciou o envio ao Congresso Nacional de dois projetos de lei e uma medida provisória que vão estabelecer o modelo de privatização da empresa. As medidas deverão ser encaminhadas em um prazo de dez dias e também preveem a modernização de todo o setor elétrico, além de tratarem de questões relacionadas ao risco hidrológico. “Uma demonstração de que o governo federal conhece e respeita os limites de atuação de cada um dos Poderes”, ressaltou o senador.
O Decreto 9.192 regulamenta a licitação de concessões de distribuição e transmissão associadas à transferência de controle de empresa prestadora de serviço de energia elétrica. “Com esta medida, busca-se preservar o aproveitamento eficiente do contrato de concessão, priorizando-se a continuidade da operação e a prestação do serviço aos consumidores”, pontuou o vice-líder.
DESCONCENTRAÇÃO BANCÁRIA – Também hoje, no Plenário do Senado, Fernando Bezerra elogiou a atuação do senador conterrâneo Armando Monteiro (PTB-PE) à frente Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas da Comissão de Assuntos Econômicos da (CAE). Ao concordar com Monteiro na avaliação de que é preciso “melhorar muito” o ambiente de negócios no Brasil, Bezerra Coelho defendeu a desconcentração bancária no país.
“Cinco bancos respondem por mais de 90% dos depósitos, dos contratos de financiamento. Isso é um absurdo”, destacou. “É preciso que o governo federal, a autoridade monetária e o Ministério da Fazenda possam rever esta questão para que possamos contribuir ainda mais e melhor com o desenvolvimento nacional”, acrescentou o senador.
http://www.blogdomagno.com.br/?pagina=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

O milagre do Natal de 2017

Vinicius Torres Freire – Folha de S.Paulo "84 SERÁ igual ou pior que 83", dizia a manchete desta  Folha  no Natal de 1983, baseada em pesquisa com empresários. O Brasil vivia o pior triênio de recessão do século. Em 1983, a economia encolheu 2,9%. No entanto, em 1984, cresceria 5,4%. Um grande erro feliz de previsão. Pode acontecer em 2017? Hoje, dia de festa, vamos mudar um pouco de assunto. Vamos falar mais do espírito dos Natais de crises passadas. "Henry Ford confia num próximo melhoramento da situação econômica" era a primeira notícia da "Folha da Manhã" do Natal de 1931, outro fim de triênio triste da economia. Ford errou. A economia americana melhoraria apenas uma década depois, na Segunda Guerra. "Várias opiniões favoráveis à Constituinte" era a manchete política. O Brasil vivia sob o governo provisório da Revolução de 30. Golpe? Divertida mesmo era a publicação de mais um capítulo inédito de "Viagem ao Céu", de Mo...