Blog do Kennedy
Indagado sobre a origem da crise atual, se teve início no governo Lula, quando ele era presidente do Banco Central, ou se começou na administração Dilma, o ministro Meirelles diz que é preciso uma análise “mais complexa”. Afirma que foram corretas medidas de incentivo à economia dadas em 2008 e 2009, até elogiadas por organismos internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional). Mas que, num olhar em retrospectiva, alguns incentivos poderiam ter começado a ser retirados em 2010. No entanto, ele avalia que Dilma agiu com “muito exagero” e cometeu dois erros capitais: excesso de gasto público e excesso de intervenção na economia, intervenção nos preços.
Em relação ao rombo nas contas públicas neste ano, diz ser razoável estimar que ele possa ficar na faixa de R$ 134 bilhões a R$ 150 bilhões, mas que as contas estavam sendo feitas e seriam fechadas até amanhã.
Sobre a pressa do mercado financeiro e dos empresários em relação a medidas concretas, afirma que a partir da semana que vem deverá haver novidades.
Comentários
Postar um comentário