Pular para o conteúdo principal

Temer convoca reunião emergencial sobre abuso no Rio


Blog do Moreno
Dizendo-se "totalmente chocado e indignado com essa barbárie" o presidente Michel Temer acaba de informar, via assessoria, ter conversado com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, sobre o caso do estupro coletivo a uma jovem no Rio, que chocou o país com enorme repercussão no exterior.
O presidente informou que Alexandre, que já conversou sobre o caso com Beltrame, colocando toda a estrutura de segurança e investigação do governo federal à disposição do governo do Rio, deverá promover na próxima terça-feira uma reunião com todos os secretários de segurança pública dos estados, com o foco centrado na questão de violência contra a mulher.
Nessa data, também, Temer já espera nomear Fátima Pelaes para a secretaria da Mulher. Pelaes, por sinal, como presidente do PMDB Mulher, divulgou uma nota condenando a barbárie no Rio. Leia a íntegra:
#PMDBMulher
Nota de Repúdio
Repudiamos a violência sofrida pela jovem, de 16 anos, que aconteceu no Rio de Janeiro e alcançou hoje repercussão internacional. A jovem foi dopada e estuprada por mais de 30 homens, e teve as imagens desta violência divulgada de forma massiva nas redes sociais pelos próprios criminosos que expuseram a vítima nua e sem condições de defesa.
Nosso repúdio à violência sofrida por ela, nosso respeito e solidariedade a família desta jovem que como tantas mulheres sofre a violência do estupro.
O Brasil teve no ano passado aproximadamente 47.646 estupros denunciados, segundo os dados oficiais das secretarias estaduais da Segurança coletados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
A cada três horas uma mulher é estuprada no Brasil. Muitas vítimas acabam não denunciando por medo ou vergonha, sendo a mulher o elo mais fraco e prejudicado deste ato de barbárie.
No Rio, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) investiga o vídeo divulgado pela rede social Twitter, que mostra a adolescente agredida.
Repudiamos todos os tipos de violência contra as mulheres. Precisamos combater, denunciar e punir este crime. É inaceitável que crimes como estes continuem a acontecer em nosso país.
O estupro coletivo desta jovem trouxe mais uma vez a cultura de estupro ao olhar de todos os brasileiros.
É preciso identificar e punir os responsáveis por tamanhas atrocidades.
Barbáries reforçam o machismo, preconceito, sexismo, e mostram o quanto a nossa sociedade ainda precisa avançar no enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher.
Esse assunto não deveria ser apenas, ou especificamente, de interesse das mulheres. É um assunto que interessa homens e mulheres engajados na construção de relações sociais mais justas e igualitárias.
Fatima Pelaes
Presidente do PMDB Mulher
ENTENDA O CASO
Na quarta-feira, um vídeo postado no Twitter mostrava uma jovem de 16 anos sendo abusada sexualmente por um grupo de homens. A publicação foi feita por um dos mais de 30 agressores que estupraram a menina. A polícia já identificou quatro dos criminosos.
A jovem passou por exames no Instituo Médico Legal e foi ouvida na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Ela contou que ficou desacordada e, quando despertou, se deparou com os bandidos em cima dela.


A notícia ganhou as redes sociais e impulsionou campanhas contra o estupro. Internautas trocaram as fotos de perfil e compartilharam imagens que denunciavam o problema, caracterizado como uma questão cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

O milagre do Natal de 2017

Vinicius Torres Freire – Folha de S.Paulo "84 SERÁ igual ou pior que 83", dizia a manchete desta  Folha  no Natal de 1983, baseada em pesquisa com empresários. O Brasil vivia o pior triênio de recessão do século. Em 1983, a economia encolheu 2,9%. No entanto, em 1984, cresceria 5,4%. Um grande erro feliz de previsão. Pode acontecer em 2017? Hoje, dia de festa, vamos mudar um pouco de assunto. Vamos falar mais do espírito dos Natais de crises passadas. "Henry Ford confia num próximo melhoramento da situação econômica" era a primeira notícia da "Folha da Manhã" do Natal de 1931, outro fim de triênio triste da economia. Ford errou. A economia americana melhoraria apenas uma década depois, na Segunda Guerra. "Várias opiniões favoráveis à Constituinte" era a manchete política. O Brasil vivia sob o governo provisório da Revolução de 30. Golpe? Divertida mesmo era a publicação de mais um capítulo inédito de "Viagem ao Céu", de Mo...