Pular para o conteúdo principal

Com atraso, sessão é reaberta no Senado


a Folha de São Paulo
Prevista para as 9h, a retomada da sessão nesta sexta (26) foi iniciada com 45 minutos de atraso. Nesta quinta (25), o julgamento foi iniciado às 9h33.
Cobrado por senadores que já estão no plenário para retomar o julgamento do impeachment, o ministro do STF Ricardo Lewandowski havia afirmado que estava aguardando "personalidades ilustres", referindo-se a Renan Calheiros, mas resolveu reabrir a sessão mesmo sem o presidente do Senado.
Lewandowski avaliou com seus assessores que os trabalhos estão transcorrendo num ritmo satisfatório. Sua equipe já está preparada para eventuais questionamentos acerca das testemunhas da defesa.


Assim como a defesa de Dilma, Lewandowski também está preocupado com a condução da sessão na segunda (29), quando a petista presta depoimento. Teme eventuais embates.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

Vimos ou viemos à reunião?

Nós VIMOS ou VIEMOS à reunião? Muita gente tem dúvida na hora de flexionar o verbo VIR. Quer um exemplo: Como você diria: “Nós VIMOS ou nós VIEMOS à reunião?” A resposta é: depende. Sim, depende do tempo a que nos referimos. A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo:  “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo); A forma VIEMOS é do pretérito, do passado. Exemplo: "Ontem nós VIEMOS à reunião." (o verbo VIR está também na 1ª pessoa do plural, mas desta vez no pretérito perfeito do indicativo). Muita gente evita usar o presente, porque a forma VIMOS é, também, o passado do verbo VER: "Nós o vimos ontem, quando saía do escritório".  Para não ter dúvidas sobre qual é o verbo que está sendo usado (o VIR ou o VER), ponha o verbo no singular. Veja: “VENHO, por meio desta, solicitar...” (essa é a 1ª pessoa do singular, em vez de VIMOS, 1ª do plural); “Eu o VI ontem, quando saía do escritório” (e...