O deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO) protocolaria requerimento na CPI do BNDES, nesta segunda-feira (31), pedindo a presença do ex-presidente Luiz Inácio da Lula Silva e do ex-presidente da Odebrecht, Alexandrino Alencar, para prestarem depoimento.
O requerimento tem o apoio dos dois pernambucanos que fazem parte da Comissão: Betinho Gomes (PSDB) e Augusto Coutinho (SD).
O autor quer esclarecimentos do ex-presidente sobre o suposto “tráfico de influência internacional” exercido por ele em favor da Odebrecht, segundo reportagem da Revista “Época” que está nas bancas.
A revista afirma que a empreiteira teria obtido empréstimo em “condições especiais” no BNDES para construir o Porto de Mariel, em Cuba.
“O BNDES usou centenas de milhões de dólares nas obras do Porto de Mariel, tocadas pela Odebrecht. Esse investimento foi feito com dinheiro público e se há indícios de irregularidades, a CPI deve averiguar”, afirmou o deputado.
Segundo ele, “precisamos ouvir o ex-presidente para falar das viagens e reuniões citadas (na matéria) e o Alexandrino (Alencar), então representante da Odebrecht, maior beneficiária dos financiamentos do BNDES”.
O deputado disse também que a matéria da “Época” vai de encontro ao que disse à CPI o presidente do Banco, Luciano Coutinho: que Lula jamais interferiu em qualquer projeto de financiamento realizado pela instituição.
Comentários
Postar um comentário