Pular para o conteúdo principal

NOME DE JANOT PARA CONTINUAR NA PGR JÁ SEGUIU PARA O SENADO

Dia Internacional Contra a Corrupção
A presidente Dilma Rousseff acatou a vontade majoritária dos procuradores da República e enviou nesta sexta-feira ao Senado o nome de Rodrigo Janot para continuar no cargo de procurador-geral.
A lista tríplice com os candidatos mais votados foi entregue ontem (6) à presidente pelo presidente da Associação Nacional dos Procuradores, José Robalinho Cavalcanti, filho do médico pernambucano Guilherme Robalinho.
Janot terá que passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, caso seja aprovado, terá que passar pelo plenário. Ambas as votações são secretas.
Janot ficou em primeiro lugar na lista tríplice com 799 votos, seguido de Mário Bonsaglia com 462 e Raquel Dogde com 402.
Janot, chamado de “filho da puta” por Fernando Collor, não é bem visto no Senado por ter pedido a abertura de inquérito no STF contra 13 senadores, entre eles os pernambucanos Humberto Costa (PT) e Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

Vimos ou viemos à reunião?

Nós VIMOS ou VIEMOS à reunião? Muita gente tem dúvida na hora de flexionar o verbo VIR. Quer um exemplo: Como você diria: “Nós VIMOS ou nós VIEMOS à reunião?” A resposta é: depende. Sim, depende do tempo a que nos referimos. A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo:  “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo); A forma VIEMOS é do pretérito, do passado. Exemplo: "Ontem nós VIEMOS à reunião." (o verbo VIR está também na 1ª pessoa do plural, mas desta vez no pretérito perfeito do indicativo). Muita gente evita usar o presente, porque a forma VIMOS é, também, o passado do verbo VER: "Nós o vimos ontem, quando saía do escritório".  Para não ter dúvidas sobre qual é o verbo que está sendo usado (o VIR ou o VER), ponha o verbo no singular. Veja: “VENHO, por meio desta, solicitar...” (essa é a 1ª pessoa do singular, em vez de VIMOS, 1ª do plural); “Eu o VI ontem, quando saía do escritório” (e...