Pular para o conteúdo principal

Vegetais coloridos contra tumores

Vegetais coloridos contra tumores

Você deve estar se perguntando o que essas tonalidades têm em comum. Pois bem: elas indicam que o interior dos vegetais está cheio de carotenoides, substâncias envolvidas em uma longa lista de feitos pela saúde.
O mais recente deles foi apontado por um time de pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Depois de acompanhar mais de 30 mil mulheres por cerca de 20 anos, os estudiosos perceberam que aquelas com maiores quantidades de carotenoides correndo pelas veias eram justamente as mais protegidas contra o câncer de mama. “Essas moléculas combatem o estresse oxidativo, evitando danos no DNA das células. Com isso, há uma redução na probabilidade de tumores de mama aparecerem”, explica a epidemiologista Heather Eliassen.
E olha que sorte: é muito fácil encontrar os carotenoides identificados como aliados. Veja abaixo os tipos do composto analisados na pesquisa, e onde encontrá-los:
ALFACAROTENO
+ Melão-cantalupo
+ Batata
+ Abóbora
+ Brócolis
+ Ervilha
+ Espinafre
BETACAROTENO
+ Cenoura
+ Damasco
+ Mamão
+ Manga
+ Batata-doce
LICOPENO
+ Tomate
+ Goiaba
+ Melancia
+ Pitanga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

Vimos ou viemos à reunião?

Nós VIMOS ou VIEMOS à reunião? Muita gente tem dúvida na hora de flexionar o verbo VIR. Quer um exemplo: Como você diria: “Nós VIMOS ou nós VIEMOS à reunião?” A resposta é: depende. Sim, depende do tempo a que nos referimos. A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo:  “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo); A forma VIEMOS é do pretérito, do passado. Exemplo: "Ontem nós VIEMOS à reunião." (o verbo VIR está também na 1ª pessoa do plural, mas desta vez no pretérito perfeito do indicativo). Muita gente evita usar o presente, porque a forma VIMOS é, também, o passado do verbo VER: "Nós o vimos ontem, quando saía do escritório".  Para não ter dúvidas sobre qual é o verbo que está sendo usado (o VIR ou o VER), ponha o verbo no singular. Veja: “VENHO, por meio desta, solicitar...” (essa é a 1ª pessoa do singular, em vez de VIMOS, 1ª do plural); “Eu o VI ontem, quando saía do escritório” (e...