Pular para o conteúdo principal

Bicudo e Reale vão reapresentar pedido de impeachment

Mendonça Filho - foto Beto Oliveira - Agência Câmara
Os advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal vão reapresentar na próxima sexta-feira (16) um novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff em substituição ao pedido anterior.
De acordo com o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), o novo pedido vai anexar um parecer do procurador do TCU, Júlio César de Oliveira, dizendo que Dilma Rousseff praticou “pedaladas fiscais” no curso deste ano.
Essas “pedaladas” dariam o suporte jurídico necessário para o pedido de impeachment, uma vez que, pela Constituição, a presidente não pode ser processada por crime de responsabilidade por atos anteriores ao atual mandato.
Ontem, aliás, num evento em São Bernardo do Campo, o ex-presidente Lula reconheceu que Dilma fez uso, sim, das “pedaladas fiscais”, mas para bancar despesas com programas sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

Vimos ou viemos à reunião?

Nós VIMOS ou VIEMOS à reunião? Muita gente tem dúvida na hora de flexionar o verbo VIR. Quer um exemplo: Como você diria: “Nós VIMOS ou nós VIEMOS à reunião?” A resposta é: depende. Sim, depende do tempo a que nos referimos. A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo:  “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo); A forma VIEMOS é do pretérito, do passado. Exemplo: "Ontem nós VIEMOS à reunião." (o verbo VIR está também na 1ª pessoa do plural, mas desta vez no pretérito perfeito do indicativo). Muita gente evita usar o presente, porque a forma VIMOS é, também, o passado do verbo VER: "Nós o vimos ontem, quando saía do escritório".  Para não ter dúvidas sobre qual é o verbo que está sendo usado (o VIR ou o VER), ponha o verbo no singular. Veja: “VENHO, por meio desta, solicitar...” (essa é a 1ª pessoa do singular, em vez de VIMOS, 1ª do plural); “Eu o VI ontem, quando saía do escritório” (e...