Pular para o conteúdo principal

A crise tem nome e sobrenome


Blog do Magno Martins
Coluna do Moreno
A crise tem nome e sobrenome: Michel Miguel Elias Temer Lulia. O presidente subestimou as denúncias de Calero, tratando-as inicialmente como uma coceira no pé, depois como uma unha encravada, sem saber que os fungos daquela “frieira” já tinham contaminado todo o pé direito do seu governo, e, agora, viu-se obrigado a amputá-lo, para não poder perder a perna toda.
Mal sabia que a infecção já tinha tomado todo o corpo de seu governo, que agora vive a agonia de uma septicemia, que poderá reduzir os seus 25 meses que ainda lhe restam de mandato.
Temer perdeu um dos pés do seu governo exatamente por causa de quem melhor até hoje comparou o governo já então periclitante de Dilma Rousseff ao de Lula.
— Dilma precisa entender que Lula era uma centopeia e ela só tem duas pernas. Se perder uma delas, não fica nem manca, cai! — disse Geddel Vieira Lima à época.
Temer não é nenhum Saci Pererê. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

Vimos ou viemos à reunião?

Nós VIMOS ou VIEMOS à reunião? Muita gente tem dúvida na hora de flexionar o verbo VIR. Quer um exemplo: Como você diria: “Nós VIMOS ou nós VIEMOS à reunião?” A resposta é: depende. Sim, depende do tempo a que nos referimos. A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo:  “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo); A forma VIEMOS é do pretérito, do passado. Exemplo: "Ontem nós VIEMOS à reunião." (o verbo VIR está também na 1ª pessoa do plural, mas desta vez no pretérito perfeito do indicativo). Muita gente evita usar o presente, porque a forma VIMOS é, também, o passado do verbo VER: "Nós o vimos ontem, quando saía do escritório".  Para não ter dúvidas sobre qual é o verbo que está sendo usado (o VIR ou o VER), ponha o verbo no singular. Veja: “VENHO, por meio desta, solicitar...” (essa é a 1ª pessoa do singular, em vez de VIMOS, 1ª do plural); “Eu o VI ontem, quando saía do escritório” (e...