Pular para o conteúdo principal

Tiro na Lava Jato


Blog do Magno Martins
Ricardo Boechat – IstoÉ
Na madrugada de sexta-feira 25, enquanto líderes partidários e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se articulavam sobre como anistiar a crimes de caixa 2 feitos no passado, alguns deputados foram além.
Emenda ao projeto das 10 medidas contra corrupção previa que ações não decididas na primeira instância em um ano seriam encerradas. Uma grita dos promotores fez a trama ser adiada. Imagine o efeito disso na Lava Jato?
Michael Sandel, conhecido professor de Harvard, fará palestra no Supremo Tribunal Federal sobre o tema “Ética Pública e Democracia”. Vem a convite do ministro Luís Roberto Barroso, que foi pesquisador visitante da universidade americana, antes de ir para o STF. Sandel é autor dos best sellers “Justiça” e “O que o Dinheiro Não Compra”. O evento será dia 5 de dezembro, para ministros do STF, STJ, TST, TSE e convidados pelo supremo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

Vimos ou viemos à reunião?

Nós VIMOS ou VIEMOS à reunião? Muita gente tem dúvida na hora de flexionar o verbo VIR. Quer um exemplo: Como você diria: “Nós VIMOS ou nós VIEMOS à reunião?” A resposta é: depende. Sim, depende do tempo a que nos referimos. A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo:  “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo); A forma VIEMOS é do pretérito, do passado. Exemplo: "Ontem nós VIEMOS à reunião." (o verbo VIR está também na 1ª pessoa do plural, mas desta vez no pretérito perfeito do indicativo). Muita gente evita usar o presente, porque a forma VIMOS é, também, o passado do verbo VER: "Nós o vimos ontem, quando saía do escritório".  Para não ter dúvidas sobre qual é o verbo que está sendo usado (o VIR ou o VER), ponha o verbo no singular. Veja: “VENHO, por meio desta, solicitar...” (essa é a 1ª pessoa do singular, em vez de VIMOS, 1ª do plural); “Eu o VI ontem, quando saía do escritório” (e...