Pular para o conteúdo principal

Tesoureiro presta depoimento sobre chapa Dilma-Temer

Do G1
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), chegou, na noite de hoje, à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo para prestar depoimento sobre a chapa Dilma-Temer. O petista, que foi tesoureiro da campanha da ex-presidente Dilma Rousseff em 2014, vai depor via videoconferência ao ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está em Brasília.
A ação sobre a chapa foi protocolada pelo PSDB logo após a eleição de 2014. O partido diz ter havido abuso de poder político e econômico na disputa. A principal acusação é de que a campanha foi abastecida com dinheiro de propina desviado da Petrobras, suspeita negada pelas defesas de Dilma e Temer.
O depoimento de Edinho foi marcado inicialmente para ontem, mas foi adiado para hoje após o ex-tesoureiro dizer que “já possui para o mesmo dia audiência agendada”, segundo o TSE. Ele entrou pela garagem do TRE acompanhado de uma advogada. O político não falou com a imprensa.
Na ação, o PSDB pede que, caso a chapa seja cassada, o TSE emposse como presidente e vice os senadores Aécio Neves (MG) e Aloysio Nunes Ferreira (SP), derrotados na eleição presidencial. A tendência, porém, é que, em caso de condenação, o TSE convoque eleições indiretas, de modo que o Congresso escolha um novo presidente da República. Não há data para a ação ser julgada.
Relator do caso, o ministro Herman Benjamin será o primeiro a votar, entre os 7 ministros do TSE. Para a condenação, são necessários ao menos 4 votos favoráveis.
Operação
Em dezembro do ano passado, a polícia fez uma operação para investigar empresas contratadas na campanha eleitoral de Dilma e Temer. Os agentes visitaram empresas subcontratadas por gráficas que, segundo as investigações, não teriam prestado os serviços contratados.
O objetivo era verificar se as empresas tinham capacidade operacional para entregar os produtos.
No relatório, a PF afirma ainda que há indícios de irregularidades não só na área eleitoral, como também na criminal. A corporação diz que identificou elementos que apontam para a "interposição de pessoas com a finalidade de ocultar ou dissimular" a origem e a movimentação de verbas.
Em janeiro, Edinho disse que a campanha pagou as gráficas por serviços prestados. "Asseguro que todos os produtos e os serviços [das gráficas] foram entregues. Tínhamos uma sistemática de contratações. [As empresas] foram [eram] contratadas pelo menor preço e que tivessem condições de produzir o material", disse Edinho Silva nesta quarta, após ser questionado sobre o relatório da PF.
"Tínhamos um grupo de auditoria interna para que fiscalizassem in loco a produção. Os produtos eram pesados e as notas fiscais, conferidas. Tudo o que foi contratado na campanha foi entregue", acrescentou o tesoureiro da campanha de 2014 e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social.
https://www.blogdomagno.com.br/?pagina=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

O milagre do Natal de 2017

Vinicius Torres Freire – Folha de S.Paulo "84 SERÁ igual ou pior que 83", dizia a manchete desta  Folha  no Natal de 1983, baseada em pesquisa com empresários. O Brasil vivia o pior triênio de recessão do século. Em 1983, a economia encolheu 2,9%. No entanto, em 1984, cresceria 5,4%. Um grande erro feliz de previsão. Pode acontecer em 2017? Hoje, dia de festa, vamos mudar um pouco de assunto. Vamos falar mais do espírito dos Natais de crises passadas. "Henry Ford confia num próximo melhoramento da situação econômica" era a primeira notícia da "Folha da Manhã" do Natal de 1931, outro fim de triênio triste da economia. Ford errou. A economia americana melhoraria apenas uma década depois, na Segunda Guerra. "Várias opiniões favoráveis à Constituinte" era a manchete política. O Brasil vivia sob o governo provisório da Revolução de 30. Golpe? Divertida mesmo era a publicação de mais um capítulo inédito de "Viagem ao Céu", de Mo...