O ex-governador de Mato Grosso Silval da Cunha Barbosa (PMDB), que era considerado foragido desde terça-feira (15), apresentou-se à Justiça na tarde desta quinta (17), em Cuiabá. Na terça, dois ex-secretários de Fazenda da gestão Barbosa foram presos durante operação que apurava desvios de recursos e lavagem de dinheiro ocorrido na gestão do peemedebista. Com mandado de prisão preventiva expedido contra ele, policiais procuraram Barbosa em sua casa e também na Assembleia Legislativa, onde ele era aguardado para prestar depoimento, mas não foi localizado. Em agosto, a mulher de Barbosa, a ex-primeira-dama Roseli Barbosa, chegou a ser presa sob suspeita de liderar outro esquema de desvio de verbas nos cofres do Estado, mas obteve um habeas corpus e foi solta cinco dias depois.
O ex-governador dispensou a possibilidade de fazer exame de corpo de delito, que é praxe antes da prisão, e foi levado para o quartel dos bombeiros da capital mato-grossense. O local para prisão foi sugerido pela defesa de Barbosa e acatado pela juíza Selma Rosane de Arruda, que decretou a preventiva.
Silval Barbosa é suspeito de praticar os crimes de concussão (quando funcionário público usa de seu cargo para requerer vantagem indevida) e lavagem de dinheiro. Ele teria concedido incentivos fiscais do Estado a empresas, de forma irregular.(Da Folha de S.Paulo)
Comentários
Postar um comentário