Pular para o conteúdo principal

Líder do PSDB garante que 284 deputados já são a favor do impeachment

Carlos-Sampaio-Foto-George-Gianni-PSDB

O líder do PSDB na Câmara Federal, deputado federalCarlos Sampaio (SP), voltou a garantir nesta terça-feira (29) que dos 513 membros da Casa, 284 se mostram dispostos a apoiar o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Esse número é suficiente para abrir o processo no plenário, caso o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), indefira, monocraticamente, os pedidos de impedimento.
Se isto ocorrer, com apenas maioria simples (257 votos) pode-se aprovar um recurso transferindo para o plenário a decisão de instalar o processo.
Todavia, para que a presidente seja afastada por cargo por 180 dias são necessários, pelo menos, 342 votos em plenário.
Sampaio admitiu estar torcendo para que Eduardo Cunha indefira os pedidos porque isso ensejará recurso ao plenário, com grande chance de aprovação.
Disse ele: “Quando iniciar as manchetes no dia seguinte dizendo que se iniciou o processo (de impeachment), temos certeza de que os votos que faltam para atingirmos os 342 votos vão aparecer”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das facções em presídios brasileiros

'Fi-lo porque qui-lo': aprenda gramática com frase histórica de Jânio Quadros

FI-LO PORQUE QUI-LO                       Vamos lembrar um pouco de história, política e gramática?                     O ex-presidente Jânio Quadros gostava de usar palavras difíceis, construções eruditas, para manter sua imagem de pessoa culta. Diz o folclore político que, ao ser indagado sobre os motivos de sua renúncia, em 1961, teria dito: "Fi-lo porque qui-lo".                     Traduzindo para uma linguagem mais acessível, mais moderna, ele quis dizer "fiz isso porque quis isso", ou, simplificando, "fiz porque quis".                     Esse "LO" nada mais é que o pronome oblíquo "O", que ga...

Vimos ou viemos à reunião?

Nós VIMOS ou VIEMOS à reunião? Muita gente tem dúvida na hora de flexionar o verbo VIR. Quer um exemplo: Como você diria: “Nós VIMOS ou nós VIEMOS à reunião?” A resposta é: depende. Sim, depende do tempo a que nos referimos. A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo:  “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo); A forma VIEMOS é do pretérito, do passado. Exemplo: "Ontem nós VIEMOS à reunião." (o verbo VIR está também na 1ª pessoa do plural, mas desta vez no pretérito perfeito do indicativo). Muita gente evita usar o presente, porque a forma VIMOS é, também, o passado do verbo VER: "Nós o vimos ontem, quando saía do escritório".  Para não ter dúvidas sobre qual é o verbo que está sendo usado (o VIR ou o VER), ponha o verbo no singular. Veja: “VENHO, por meio desta, solicitar...” (essa é a 1ª pessoa do singular, em vez de VIMOS, 1ª do plural); “Eu o VI ontem, quando saía do escritório” (e...