O deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) propôs ontem (19) na Comissão de Seguridade Social da Câmara Federal a criação de um “comitê de emergência”, composto por parlamentares, representantes do Ministério da Saúde, de prefeituras e das Forças Armadas – para combater o mosquito transmissor da dengue (aedes aegypti) e da febre chikungunya, também responsável pela transmissão do vírus zika.
O parlamentar pernambucano, que é médico, foi ao ministro da Saúde, Marcelo de Castro, em companhia de outros membros da comissão, para pedir providências ao governo federal contra a praga do mosquito no Estado de Pernambuco.
“Com um comitê de emergência, vamos juntar o Exército, as prefeituras e os Governos dos Estados para fazer um grande bloqueio dos locais onde o mosquito se reproduz. Além disso, precisamos fazer um acompanhamento dos casos de gravidezes de risco que estão acontecendo, por causa da microcefalia, e depois dos bebês recém-nascidos”, disse o deputado petebista.
O zika está sendo apontado como o causador de vários casos de microcefalia em recém-nascidos. Só este ano já foram registrados 399 casos de microcefalia em bebês de sete estados do Nordeste, ante 147 casos em todo o país no ano anterior.
Por causa do surgimento do problema, o Ministério da Saúde decretou “Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional”, fato que já foi comunicado à Organização Mundial da Saúde.
A microcefalia é uma má-formação do cérebro, que pode causar problemas graves no desenvolvimento mental da criança.
Comentários
Postar um comentário