A reunião de hoje da comissão que analisa o relatório do impeachment nem começou e já registrou um bate-boca entre deputados presentes. A confusão aconteceu por causa da lista de chegada de suplentes.
O deputado Washington Reis (PMDB-RJ), titular da comissão, não deve vir para a votação desta segunda-feira. Com isso, há uma discussão sobre quem será o suplente que poderá votar em seu lugar. Como o PMDB está dividido entre aqueles a favor e contra o impeachment, governo e oposição disputam o lugar de Reis. A princípio, a substituição do titular é por ordem de chegada.
Além disso ainda não está definido se o suplente que assumir o lugar terá de ser do mesmo partido, ou pode ser do mesmo bloco do titular ausente.
O deputado Laudívio Carvalho (SD-MG), que é suplente, diz que foi o primeiro a chegar à sala de reunião, por volta das 6h40. Ele então passou a organizar uma lista informal de chegada, porque o painel eletrônico que registra a presença oficialmente ainda não estava funcionando.
O deputado Vitor Valim (PMDB-CE), também suplente, foi o primeiro do PMDB a colocar o nome na lista.
Carvalho e Valim se declararam a favor do impeachment e tentam assumir a vaga de Reis. Eles acusam membros do governo de tentar furar a fila, para colocar um suplente que seja contra o impeachment. Já os deputados governistas afirmam que a lista informal não registra a ordem de fato de chegada.
Comentários
Postar um comentário